Turismo e religiosidade em São Lourenço: Autoconhecimento e espiritualidade

Turismo e religiosidade em São Lourenço: Autoconhecimento e espiritualidade

Minas Gerais é o estado brasileiro em que mais se percebe a relação do povo com as suas crenças e, isso pode ser visto claramente na forma como o turismo e a religiosidade se mesclam com perfeição em São Lourenço.

Para que o ser humano possa viver de forma harmoniosa é necessário que tenha um bom autoconhecimento, para que saiba como equilibrar os seus sentimentos e se manter positivo.

Isso está diretamente relacionado à evolução individual, visto que se conectar às crenças torna a vida pessoal e profissional mais prazerosa e tranquila.

Justamente por isso cada vez mais as pessoas tem buscado por destinos turísticos que ofereçam simultaneamente diversão e conexão.

Sendo assim São Lourenço tem sido uma das cidades mais procuradas quando se fala em turismo e religiosidade, por ter opções para toda a família.

Nesse artigo você conhecerá melhor as opções disponíveis na cidade, que atraem milhares de turistas anualmente.

Turismo e religiosidade em perfeita harmonia em São Lourenço

Minas Gerais é o estado brasileiro em que as igrejas ganham espaço entre as principais atrações turísticas.

Isso se deve à presença marcante de elementos do Barroco, que podem ser facilmente percebidos nas igrejas da região.

Em São Lourenço e em outras cidades próximas há muitas igrejas construídas com elementos barrocos e acabamentos muito ricos.

Essa é uma marca deixada desde a época do Brasil colonial e imperial, que persiste até os dias atuais.

Assim como as características físicas do espaço, o povo mineiro possui ainda forte influência da religião.

Em São Lourenço essas características culturais e religiosas se misturam de forma harmônica, estando presentes em cada parte da cidade.

Além de igrejas, a cidade possui muitas belezas naturais, sendo assim um espaço ideal para a conexão espiritual.

Muitas pessoas relatam que estar na cidade em contato com o ar puro, e o verde, faz com que a negatividade seja deixada de lado, dando espaço a boas vibrações.

O turismo religioso na cidade

Primeiramente, o próprio nome da cidade já faz referência à personalidade católica que viveu no século III.

E de fato a presença da espiritualidade pode ser notada não apenas nas belas igrejas e templos, como também nas diversas opções existentes no turismo, que permitem que os visitantes tenham experiências místicas, momentos de reflexão, autoconhecimento e conexão.

Entre as quatro principais igrejas do Sul de Minas Gerais está a Basílica z de são Lourenço, que é a principal atração do turismo religioso da cidade, sendo conhecida pelos seus belos vitrais temáticos.

Outro ponto muito importante é a Gruta de Nossa Senhora dos Remédios no Parque das Águas, no qual acontece a benção das águas sempre no 6º dia de cada mês.

Nessa ocasião centenas de pessoas se reúnem na igreja Ermida de Bom Jesus do Monte, primeira a ser construída na cidade, para receber a benção das garrafas de água.

Além de ser a primeira igreja da cidade, construída no século XIX, ela atrai muitos visitantes por possuir uma réplica do Santo Sudário.

Veja a seguir mais alguns pontos turísticos religiosos muito importantes em São Lourenço.

Basílica de São Lourenço Mártir

Basílica de São Lourenço Mártir

O projeto da Basílica de São Lourenço Mártir remete ao barroco neoclássico mineiro. Sua arquitetura é neocolonial e, as três naves que compõem a igreja foram construídas e financiadas pela própria comunidade.

Por isso até os dias de hoje a igreja é considerada um dos maiores símbolos e riquezas da cidade.

Para os turistas a igreja é muito atraente pela sua beleza, elementos dourados e belíssimos vitrais que vieram da Europa.

Quem viaja até São Lourenço não pode deixar de conhecer esse que é o maior símbolo da mistura entre turismo e religiosidade na cidade.

Nhá Chica

Além das belas igrejas barrocas decoradas em ouro e cheias de elementos artísticos que chamam a atenção dos visitantes, São Lourenço possui elementos divesos.

A capela de Nhá Chica, foi construída pelo artista plástico Marco Aurélio Ruas Dias após ter recebido uma graça.

A homenagem à primeira negra a ser beatificada no Brasil, é composta por diversas esculturas e elementos artísticos.

Além de ser um ponto turístico importante da cidade, a capela de Nhá Chica é também ponto de encontro para a peregrinação anual.

Essa ocorre anualmente no dia 1 de maio, saindo da Matriz de São Lourenço e chegando na Igreja de Nhá Chica (Santuário Nossa Senhora da Conceição), em Baependi.

O percurso tem 33km de extensão, que são percorridos por milhares de devotos. Mulheres que desejam engravidar costumam frequentemente recorrer à santa.

No ano de 2020, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a peregrinação não pode ser realizada como de costume.

No entanto, como forma de manter a fé, ela foi realizada virtualmente e pode ser vista pelo Facebook da cidade.

Templo sede da Eubiose em São Lourenço

Sociedade Brasileira de Eubiose

São Lourenço ficou conhecida por ser o local de surgimento da Sociedade Brasileira de Eubiose.

Sua fundação foi feita por Henrique José de Souza, no ano de 1921. Desde então ela ganhou destaque e muitos seguidores ao redor de todo o planeta.

Basicamente essa doutrina tem uma proposta de vida de maneira harmoniosa com as leis que regem o universo.

Esse movimento foi fonte de inspiração de muitos outros grupos e, o seu templo é muito visitado até os dias atuais devido à grande influência as sociedade.

Outro ponto que envolve turismo e religiosidade em São Lourenço é a Montanha Sagrada, relacionada também ao fundador da Eubiose.

Isso porque no local o fundador da sociedade teria tido uma experiência de epifania. Por isso hoje em dia a montanha é muito procurada por pessoas que desejam ter momentos de autoconhecimento e conexão com a natureza e consigo mesmo.

Conclusão

Assim como grande parte as cidades mineiras, São Lourenço tem fortes marcas da religiosidade do seu povo, que pode ser observada também no turismo do local.

Na cidade existem vários monumentos culturais e religiosos que tem sido cada vez mais procurados por visitantes que desejam se conectar.

Na cidade os elementos naturais, históricos e religiosos se mesclam de maneira harmoniosa, proporcionando as melhores experiências aos visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *