Fontes hidrominerais de São Lourenço

Fontes hidrominerais de São Lourenço

Banhar-se ou beber de fontes hidrominerais é uma das formas mais tradicionais, em toda a história da humanidade, de buscar curas de todos os males – desde doenças, até o mau-humor. Inegavelmente, da Grécia antiga aos dias atuais, os médicos recomendam as águas de fontes hidrominerais.

Ademais, aliando a saúde ao prazer, por que não aproveitar de uma excelente forma de cuidar da saúde em um dos mais belos cenários do Brasil?

O Circuito das Águas de Minas Gerais

Antes de mais nada, Minas Gerais possui o mais notável circuito das águas do país, com quinze municípios cercados de rara beleza e com fontes hidrominerais de grande excepcionalidade.

Pois, para quem busca dar um upgrade na saúde, as fontes hidrominerais do Circuito das Águas têm um diferencial: águas raríssimas, com composições únicas, muitas sem par no mundo ou disponíveis apenas na Europa.

Por exemplo, é possível, nas fontes hidrominerais, beber águas alcalinas, sulforosas, carbogasosas, ferruginosas e magnesianas. Posteriormente, falaremos de seus múltiplos benefícios para a saúde, bem como as formas de sua utilização e, ademais, quando se devem utilizá-las.

Ao mesmo tempo em que conta com suas fontes hidrominerais, o Circuito das Águas é um grande polo hoteleiro e turístico, onde diversas atividades podem ser proporcionadas ao turista: desde passeios de balão e trem, até a experiência do turismo rural, de aventura, e gastronômico. Portanto, é um destino para ninguém colocar defeito!

Dentre as cidades que compõem o circuito estão Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Dom Viçoso, Jesuânia, Lambari, Liberdade, Passa Vinte, Soledade de Minas, Três Corações e a mais importante delas: São Lourenço.

São Lourenço, a cidade das fontes hidrominerais

De fato, São Lourenço é conhecida desde o século XIX por suas fontes hidrominerais. Precipuamente, no início do século XX passou a contar com a presença da Companhia das Águas Minerais de São Lourenço, empresa que impulsionou o crescimento da cidade e que trouxe fama à estância hidromineral.

Pois, desde a descoberta das diversas fontes hidrominerais com amplas propriedades terapêuticas, São Lourenço ganhou fama como um lugar ideal para quem pretende cuidar da saúde e tratar, com as suas águas mágicas, os males do corpo.

Muito por isso, para atender às necessidades dos turistas que vão à cidade experimentar os benefícios de suas águas, São Lourenço conta com o segundo maior parque hoteleiro de Minas Gerais, além de uma ampla gama de opções para o lazer e o conforto dos visitantes.

Pois, como não poderia deixar de ser, o bom-gosto, as paisagens deslumbrantes e o clima acolhedor marcam, inclusive, a principal atração turística da cidade: o Parque das Águas.

Parque das Águas

O Parque das Águas de São Lourenço, lugar que reúne as fontes hidrominerais da bucólica cidade mineira, é o lugar ideal para quem busca os benefícios terapêuticos do Circuito das Águas.

Principalmente, com uma amplitude de opções de lazer para todas as idades e todos os perfis, o Parque das Águas oferece, além das fontes e do balneário, lanchonetes e restaurantes, lugares para descansar ou aproveitar a brisa serrana, proporcionando, de quebra, um importante descanso terapêutico e higiene mental.

Pois, além de ser um lugar moderno, possui toda uma infraestrutura adequada para recepcionar os seus visitantes com todo o conforto, permitindo-os desfrutar das belezas naturais com tranquilidade.

Mas, afinal, como o Parque das Águas pode ajudar a quem busca um banho de saúde?

As famosas fontes hidrominerais do Parque das Águas e suas propriedades

Primordialmente, a mais importante das fontes é a Fonte Oriente. Nela, é possível beber a água mineral naturalmente gasosa, que é engarrafada para todo o Brasil desde 1890. Sua água, aliás, além de ser pura e saborosa, é terapêutica para o trato gastrointestinal, distúrbios renais e intoxicações.

Logo após, outra fonte hidromineral famosíssima do Parque das Águas é a Fonte Vichy. Sobretudo porque desta fonte jorra água mineral alcalina, ideal para o tratamento da vesícula biliar, distúrbios hepáticos e para problemas intestinais.

Afinal, a fonte Vichy é praticamente única: seu nome se deve ao fato de que só existe uma única fonte hidromineral com as mesmas propriedades, na cidade de Vichy, França – tradicional balneário europeu justamente por conta das propriedades de sua água.

Com efeito, existem, ainda, fontes com outras propriedades, as quais são:

  • Primeiramente, a fonte Alcalina, que jorra água mineral alcalina, ideal para o tratamento de cálculos renais, úlceras do estômago e duodeno, e problemas com o ácido úrico;
  • A fonte Ferruginosa, cujas águas ricas em ferro ajudam no tratamento da anorexia e da anemia, devendo ser usadas com cautela e parcimônia (pois, podem causar cólicas naqueles que a consomem em demasia);
  • Logo depois, há a fonte Jayme Sotto Mayor, de água mineral sulfurosa, cujas propriedades terapêuticas ajudam no controle da diabetes e problemas gastrointestinais, além de infecções e alergias da pele;
  • Ainda, existe a fonte José Carlos de Andrade, de água mineral carbogasosa, ideal para o tratamento da depressão e da estafa, por conta da presença de lítio em sua composição;
  • Similarmente, há a fonte Sulforosa II, de água mineral sulforosa, com propriedades idênticas à fonte Jayme Sotto Mayor;
  • Por fim, há a fonte Primavera, de água mineral ferruginosa.

O balneário do Parque das Águas

Contudo, o reforço terapêutico do Parque das Águas não fica restrito às fontes: o seu balneário, belo edifício de estilo clássico, oferece uma ampla gama de banhos e massagens terapêuticas.

Dessa forma, no balneário é possível experimentar massagens relaxantes e terapêuticas – como a massagem ayurvédica – além da ducha escocesa, shiatsu e drenagem linfática. Muitos procedimentos estéticos estão amplamente disponíveis no local.

A crioterapia, fundamental para o tratamento de tecidos lesionados, rejuvenescimento do corpo e para a oxigenação do sangue e geração de bem-estar pela produção de serotonina e adrenalina, também é disponibilizado no balneário, que é internacionalmente reconhecido pela qualidade dos seus tratamentos.

Não deixe de conhecer São Lourenço e o Parque das Águas!

Se você busca uma mudança positiva na sua saúde e uma terapia eficaz, o Parque das Águas e suas incríveis fontes hidrominerais são imperdíveis para você. Em suma, é o lugar ideal para você colocar a sua saúde em dia, com muito conforto e com um clima fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *