Experiência gastronômica, para lembrar de Minas Gerais

Experiência gastronômica, para lembrar de Minas Gerais

O Brasil é um país muito diversificado culturalmente, devido à junção de diversos povos que colonizaram o território brasileiro. Cada região do país têm características marcantes e diferentes, pois possuem a predominância de certas nacionalidades.

Por exemplo, os estados do Sul do país foram ocupados pelos imigrantes europeus, principalmente os alemães, italianos e portugueses.

Desta forma, hoje a região possui diversos costumes que são oriundos destes países europeus, e famílias miscigenadas. A culinária da região Sul é algo muito marcante, com hábitos alimentares que incluem alimentos e preparos europeus.

Porém, certos estados, e não regiões, possuem culinárias marcantes, como Minas Gerais. A gastronomia mineira é conhecida em todo o país, e suas principais características perduram desde o período colonial. Principalmente, o período que incluiu a mineração de ouro e outros metais preciosos, em que houve muita influência estrangeira no estado, advinda de povos europeus e também africanos.

Existem diversos preparos típicos de Minas Gerais, como o pão de queijo, feijão tropeiro, doce de leite, dentre outros, que atraem diversos turistas ao estado todos os anos.

Em certas cidades, a experiência de provar a culinária mineira é ainda mais acentuada, devido à história envolvida no local, como São Lourenço. Ainda, nesta cidade que é uma estância hidromineral, ocorrem eventos que mostram mais sobre esta culinária tão especial para os turistas, proporcionando uma verdadeira experiência gastronômica.

Abaixo, saiba mais sobre São Lourenço, o que a cidade pode lhe oferecer em termos culinários e os eventos que ocorrem. Também, entenda mais sobre a história da gastronomia mineira.

Como é a experiência gastronômica em Minas Gerais?

Muitas pessoas, que ainda não visitaram o estado, se questionam como é a experiência gastronômica em Minas Gerais. Afinal, o que este estado tem a oferecer, e por que a comida mineira é tão famosa?

Para entender tal questão, devemos nos relembrar da colonização de Minas Gerais, que iniciou-se no século XVI. Os bandeirantes iam a região para procurarem por ouro e outros metais preciosos. Quando descobriu-se que a região realmente era cheia de metais extremamente valiosos, ela começou a ser explorada.

Os portugueses fundaram diversas vilas, como Mariana e Ouro Preto, e trouxeram escravos para que pudessem trabalhar na extração de ouro. Desta forma, as culturas africanas e portuguesa começaram a se fundir, e originou-se uma cultura brasileira, propriamente dita. Ainda, ela também possui grandes influências dos povos indígenas da região, nativos brasileiros.

Ou seja, a culinária mineira começou a realmente ser criada há 300 anos, com esta exploração mais acentuada do estado.

O período em questão foi chamado de Ciclo do Ouro. Nesta época, as receitas eram simples, para que os trabalhadores continuassem fortes e também pudessem prepará-las mesmo transportando o ouro para o Rio de Janeiro.

Ainda, como não havia muitas opções que alimentos que durassem muito nas estradas, foram incluídos na alimentação mineira certos vegetais e hortaliças típicas de Minas. Por exemplo, a taioba e a Ora-pro-nóbis.

Assim, pode-se perceber que a experiência gastronômica em Minas Gerais é realmente muito rica de história, sendo excepcional. Em algumas cidades mineiras, esta miscigenação e história que originou a culinária de Minas são mais acentuadas, e por isto a experiência gastronômica é ainda melhor! Temos como exemplo São Lourenço, um município na Serra da Mantiqueira.

Como aproveitar a culinária mineira em São Lourenço?

Em São Lourenço, o turista pode realmente aproveitar a culinária mineira. Esta cidade é rica em história, além de também representar um local que realmente expõe a beleza da natureza do estado.

Assim, os turistas podem ter contato com receitas típicas de Minas, como o pão de queijo, feijão tropeiro, feijoada, etc. Ainda, em São Lourenço existem diversas fazendas tradicionais, que realmente produzem o verdadeiro café mineiro. Estas fazendas podem ser visitadas, e os turistas conferem de perto a produção de café da região.

Na cidade, existem diversos restaurantes, com culinárias variadas. O turista pode até mesmo experimentar uma mistura de comida italiana com mineira, indo dos pratos mais clássicos de Minas até os que possuem certa influência estrangeira.

Há também cafés, que, ao final da tarde, estarão cheios de pessoas para tomarem o famoso café mineiro: café preto e pão de queijo quentinho.

Além disso, os turistas também podem participar de alguns festivais gastronômicos que acontecem em São Lourenço, como o Doces Minas e o Degusta. Estes são festivais criados especificamente para que todos conheçam a culinária da região, que possui qualidade tão excepcional. Abaixo, saiba um pouco mais sobre eles.

Degusta

Degusta é o Festival Gastronômico de São Lourenço, em que os restaurantes participantes oferecem sempre um prato criado exclusivamente para o evento. Em alguns anos, eles devem usar ingredientes obrigatórios.

Em sua oitava edição, por exemplo, o tema foi “Cervejas Artesanais – Terroir Mantiqueira”, e os pratos tinham que ser elaborados usando cervejas da região. A cada prato experimentado, o turista ganha um selo. E, caso junte um certo número de carimbos, dados pelos próprios restaurantes, ganha-se uma cesta cheia de produtos mineiros deliciosos, como doce de leite, queijos, etc.

No Degusta, há também treinamentos, no Senac Móvel, e uma Vila Gastronômica. Nesta Vila, que ocorre no Parque das Águas, os restaurantes oferecem os pratos juntamente com shows de música e dança, workshops e até mesmo aulas com chefs e cozinheiros da região. Enfim, esta é uma incrível experiência gastronômica em Minas Gerais.

Doces Minas

Já o Doces Minas é o Festival Mineiro de Doces, que ocorre também em São Lourenço. Há uma variedade enorme de produtos, que vão desde os doces mais tradicionais, como goiabadas, doces de leites e compotas, aos mais especiais, como os doces livres de açúcar e glutén. Além disso, também há degustações, sorteios, músicas, aulas shows e até mesmo concursos.

Nas aulas show, os turistas podem aprender a fazer os doces da região com os próprios produtores. Ou seja, esta é uma experiência incrível, que realmente mostra ao visitante parte da cultura de Minas e proporciona certa assimilação desta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *