Ecoturismo em São Lourenço: Férias conscientes que podem mudar sua vida

Ecoturismo em São Lourenço: Férias conscientes que podem mudar sua vida

O ecoturismo é um tipo de atividade turística que utiliza a natureza de forma consciente e sustentável. E, como uma noção ambiental está surgindo em grande parte das pessoas, esta atividade tornou-se ainda mais conhecida e popular.

Muitas pessoas desejam ter mais contato com a natureza, e se divertir sem ocasionar nenhum malefício ao meio ambiente. E, um ótimo local para fazer isto é São Lourenço, um município mineiro que integra o Circuito das Águas, na Serra da Mantiqueira, com muitas fontes hidrominerais.

São Loureço possui cerca de 46 mil habitantes, e é conhecida pelos seus atrativos turísticos.

Existem diversas possibilidades para os visitantes, e grande parte destas incluem o contato com a natureza, uma vez que São Lourenço é uma importante estância hidromineral.

As fontes hidrominerais, também chamadas de estâncias termais, são locais que proporcionam terapias, atividades desportivas e diversões utilizando as águas minerais da própria região.

Além disto, São Lourenço proporciona o acesso a diversos parques, serras e locais turísticos, uma vez que está em uma posição estratégia.

Ainda, como São Lourenço é a cidade da região com melhor infra-estrutura de hotéis, ela é o principal destino para os que desejam visitar a Serra da Mantiqueira, o Caminho dos Anjos, dentre outros lugares famosos.

Abaixo, iremos falar mais sobre a geografia de São Lourenço e o ecoturismo que é realizado na região, demonstrando uma viagem que promove a consciência ambiental e pode mudar a sua vida neste aspecto.

Como a geografia proporciona o ecoturismo em São Lourenço?

Como mencionado, São Lourenço é uma cidade localizada no Sul de Minas Gerais. E, tem como vizinhos Pouso Alto, Soledade de Minas, Carmo de Minas e São Sebastião do Rio Verde. São Lourenço é uma cidade que está localizada em altas altitudes, a 950 metros.

O seu ponto mais baixo possui 947 metros de altitude. Por isto, os turistas têm a oportunidade de realizarem vôos de balão e passeios de parapente.

Ademais, São Lourenço possui o clima ameno, de 18 ºC, o que na verdade pode ser considerado frio por muitos. No inverno, esta temperatura chega ainda a 0 ºC, de forma que isto proporciona diversas atividades que são comumente feitas neste clima. Os meses mais frios são maio, junho e julho.

Como dito, São Lourenço faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, que é uma região do estado que possui diversas fontes hidrominerais. Desta forma, possui diversas fontes naturais que oferecem águas minerais.

Estas águas podem ser usadas para tratamento de certos males e para a realização de terapias, além de também ser fonte de muita diversão para os turistas. As águas minerais pode vir para a superfície por meio de fontes hidrominerais, ou até mesmo por meio de extração artificial.

A hidrografia da região de São Lourenço é muito variada, possuindo o Ribeirão São Lourenço, Ribeirão do Taboão, Córrego da Esperança, Córrego Tijuco Preto e o Rio Verde.

Por fim, devemos mencionar que São Lourenço está localizada na porção mineira da Serra da Mantiqueira, uma cadeia de montanhas muito extensa, que percorre três estados brasileiros. Ou seja, há diversas possibilidades para a realização de trilhas, acampamentos, visitas à serras, morros e picos, dentre outros locais.

Quais são as atrações do ecoturismo em São Lourenço?

Agora, iremos falar um pouco acerca das atrações do ecoturismo em São Lourenço. Este é um dos focos das atividades turísticas da região, mas é importante mencionar outras opções, como a famosa pista de kart chamada Center Kart, com 9 mil metros quadrados.

Entretanto, iremos dar prioridade para demonstrar as possibilidades do ecoturismo na região, visto que é uma forma de conscientizar todos os visitantes quanto à utilização correta da natureza.

Parque das Águas

O Parque das Águas é o principal atrativo turístico da região, sendo uma área de 430 mil metros quadrados que oferece aos visitantes o contato com diversas fontes de águas minerais.

O Parque é dividido em duas áreas, e, o ecoturismo irar acontecer majoritariamente na primeira. Nesta, há fontes de águas minerais, balneário, florestas, gramados extensos, Ilha dos Amores e ainda um lago que possui 90 mil metros quadrados. Neste lago, os turistas podem passear de barco e pedalinho.

Porém, vale a pena também visitar a segunda área do Parque, na qual há quadras para a prática de esportes, pistas de cooper e bicicleta, além de duchas de água mineral sulfurosa. Estas águas sulfurosas possuem o enxofre, e podem ser muito benéficas para a saúde.

Trem das Águas

O Trem das Águas é ideal pra os que desejam realizar uma observação da natureza da região, utilizando a Maria Fumaça oriunda da Estrada de Ferro de Leopoldina.

O trem sai de São Lourenço e vai até Soledade de Minas, a 10 quilômetros. A viagem dura cerca de 40 minutos. E, ao chegar em Soledade, há uma parada de também 40 minutos para que os turistas possam comprar artesanatos, comidas típicas, etc.

O trem funciona aos fins de semana e aos feriados. Aos sábados, há dois horários de partida, 10:00hs e 14:30hs, e, aos domingos, apenas um às 10:00hs.

Mirante Pedra Preta

Um passeio muito interessante, que é oferecido em São Lourenço, é a visitação ao Mirante Pedra Preta. Lá, pode-se avistar toda a Serra da Mantiqueira, incluindo as serras, picos, pedras e até mesmo as lindas cachoeiras que existem na região.

Alguns dos atrativos que podem ser observados durante o caminho são a Cachoeira da Barra, a Montanha Sagrada e a floresta de jabuticabeiras, que são árvores centenárias da região.

Uma opção é prosseguir o passeio passando por Soledade de Minas, indo até a Estrada Real. Assim, pode-se conhecer outros mirantes e serras, que se encontram no caminho.

Estas são apenas algumas das opções mais famosas de ecoturismo da região, mas os visitantes também podem ir até a Fazenda Quinta do Cedro, um local muito interessante que conta com diversos animais e também produtos artesanais, e ao Sítio Lagoa Seca, que contém as nascentes do Córrego Esperança.

Caso os viajantes queiram, também podem realizar a Rota do Café Especial, um passeio pelas plantações de café da região, que dura cerca de três horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *