Cuidados para viajar nos dias de hoje

Cuidados para viajar nos dias de hoje

Atualmente, devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, as viagens estão restritas. No Brasil, até mesmo alguns locais ainda não estão abertos para a entrada de turistas. 

Internacionalmente, diversos países já estão se recuperando da crise, mas ainda permanecem cuidadosos com o recebimento de turistas. Essa necessidade de restrição de viagens é necessária para que a pandemia do coronavírus seja controlada, a disseminação do vírus seja contida e os países possam se recuperar financeiramente e socialmente.

De acordo com o  World Travel and Tourism Council, devido à esta interrupção que o turismo mundial sofreu, cerca de 1 milhão de empregos são perdidos por dia neste nicho. Isto porque muitas empresas, hotéis e agências de turismo estão encerrando as suas atividades, por não conseguirem se manter e também arcarem com os seus funcionários por este período.

Assim, visto este cenário, muitas agências estão oferecendo pacotes de viagens abaixo do preço, para incentivar o turismo pós-pandemia. Realmente, são pacotes tentadores, que oferecem destinos comumente mais caros por preços baixos. Porém, no que se trata das viagens neste momento, é preciso se atentar a algumas questões. Por exemplo, é necessário conhecer as novas normas de viagens, restrições que surgiram neste período tão complicado e também quais as viagens devem ter preferência. Abaixo, confira estas e outras questões.

Para onde viajar?

A primeira questão que deve-se levar em consideração, a partir da liberação, é para onde viajar. É necessário mencionar que, enquanto não for desenvolvida e distribuída uma vacina eficaz, os países não irão abrir completamente suas fronteiras. E, como o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos confirmados, é provável que os cidadãos do país estejam em uma lista de restrição para entrada por algum tempo ainda. Atualmente, o Brasil se encontra na lista de Restrição Temporária para viagens não essenciais, da União Europeia. E, provável que o país continue nesta situação por um longo período. 

Além disto, nos aeroportos, haverá uma fiscalização muito maior, como já está ocorrendo atualmente. São utilizados scanners de temperatura, para detectar qualquer febre, e, futuramente, pode-se exigir um certificado de vacina internacional. Este certificado já é solicitado em diversos países, em relação à febre amarela. Ou seja, como pode-se perceber, as viagens internacionais serão dificultadas.

Países com restrições

Desta forma, recomenda-se viajar apenas se for  para locais mais próximos. Caso seja preciso viajar internacionalmente, pode-se consultar no site da IATA (International Travel Center) quais são os países com restrição total, parcial ou os que não possuem qualquer tipo de restrição. Ainda, é recomendado consultar como está a situação da COVID-19 no país destino, a fim de não planejar viagens para locais que ainda estejam com índices altos da doença.

Opte por viajar para estados brasileiros próximos dos seus. Por exemplo, caso more em Minas Gerais, dê prioridade para estados que pode-se acessar com o uso do carro particular, sem a necessidade de pegar transporte público. Porém, caso seja necessário, pode-se usar os transportes públicos, como os aviões e ônibus, tomando as medidas preventivas corretas. Lembre-se de consultar a cidade destino para saber se estão abertos à recepção de turistas e se a cidade recebe ônibus e vãs de turismo ou se, como no caso de São Lourenço-MG, apenas carros de passeio.

Uma boa opção é viajar para locais que tenham atividades junto à natureza, para se evitar aglomerações. No atual cenário, quando começamos a voltar a viajar, é preciso atualizar certos hábitos, como a escolha por locais menos cheios. Neste sentido os destinos, em Minas Gerais e, na Serra da Mantiqueira de Minas, como é o caso de São Lourenço, oferecem atrativos naturais excelentes.

Quais cuidados é preciso ter?

Escolhido o destino para a viagem, é preciso entender quais são os cuidados que deverão ser tomados em sua viagem. Obviamente, após uma crise de saúde pública tão grave, será preciso tomar cuidados adicionais.  Confira alguns destes cuidados necessários abaixo.

Faça viagens curtas

O primeiro cuidado que deve-se ter é com a duração da viagem. Faça viagens curtas, visto que o cenário atual está muito incerto. E, não só o cenário mundial, mas também do Brasil. Logo, se programe para passar o mínimo de tempo possível na estrada com sua família, evitar paradas ou reduzir o número delas na sua viagem é uma ótima pedida. Isso evita contatos e exposição desnecessária. Muita gente está viajando e levando sua alimentação para garantir a chegada ao destino sem alteração de sua quarentena.

Contrate um seguro de viagem

Agora, mais do que nunca, é preciso considerar a contratação de um bom seguro de viagem. E, é preciso se atentar à todas as situações de cobertura da apólice, principalmente as relativas ao coronavírus. Caso seja infectado pelo novo coronavírus, e tenha complicações, leve em consideração que os países estrangeiros não possuem o SUS (Sistema Único de Saúde). Ou seja, os custos com internação e tratamento serão altos.

Opte por empresas que cumpram as exigências de higiene

Um cuidado muito necessário é optar por empresas que cumpram com todas as exigências de higiene atuais. Devido à pandemia do novo coronavírus, foram adotados hábitos de higiene mais exigentes, a fim de diminuir a disseminação do vírus. E, não é preciso que apenas o viajante tenha todos os cuidados higiênicos, mas que as empresas envolvidas na viagem também realizam estes procedimentos.

Pesquise sobre as empresas mais indicadas, e também leia todo o material que publicaram sobre as novas condutas. Caso seja necessário, entre em contato e seja transparente em relação às suas expectativas. As empresas de aviação, por exemplo, devem realizar a higiene necessária nos aviões, os funcionários devem sempre utilizar proteção, dentre outras questões.

O mesmo pode se dizer sobre postos de gasolina, lojas de conveniência e paradas na estrada. Fique atento para as condições de atendimento, segurança e saúde nesses locais e evite entrar se não tiver certeza que estão tomando os devidos cuidados.

Evite aglomerações

Ainda é preciso manter certos hábitos. Por isto, evite as aglomerações, e opte por destinos mais vazios. Desta forma, terá menos contato com outros turistas, e uma probabilidade menor de contrair o novo coronavírus. Caso vá para praias, opte pelas menos turísticas. Caso seja possível, escolha realizar as refeições no hotel ou apartamento, ao invés de frequentar os restaurantes. Em São Lourenço, os restaurantes estão trabalhando com capacidade de lotação e horário de funcionamento reduzidos. Você pode também usar o delivery e solicitar, no hotel ou pousada, a sua refeição.

Sempre esteja com seus documentos e proteção

Durante a sua viagem, sempre esteja com os seus documentos em mãos. No caso de viagens internacionais, o passaporte precisa estar em sua validade correta. Em viagens nacionais, porte a sua carteira de identidade ou CNH. Ademais, é preciso também sempre estar com certos equipamentos de proteção, como a máscara e as luvas. Dependendo do local, não é preciso usá-los sempre, mas é necessário tê-los em mãos. E, não se esqueça do álcool em gel, da máscara e de fazer o seu check-in no hotel de destino antecipadamente.

Para conhecer os cuidados e as regras para vir a São Lourenço, dê uma olhada nas informações desse artigo e garanta uma estadia segura e tranquila: https://saolourencocvb.com.br/blog/ja-pensou-em-viajar-e-visitar-sao-lourenco-mg-agora-ja-pode/

Fique bem. Nosso coração está com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *