As melhores coisas grátis para fazer em São Lourenço

As melhores coisas grátis para fazer em São Lourenço

São Lourenço é uma maravilhosa cidade do Sul de Minas Gerais, muito lembrada pelo cafezinho com pão de queijo. Veja agora as melhores coisas grátis para fazer em São Lourenço!

Sem dúvidas a cidade tem muito mais a oferecer, como por exemplo sua tranquilidade, clima agradável e atrações turísticas.

São Lourenço se localiza na Serra da Mantiqueira e está incluída no circuito das águas juntamente com outras cidades conhecidas, como Caxambu e Lambari, por exemplo.

Se no verão o local atrai turistas devido sobretudo às suas águas, no inverno as temperaturas baixas e a tranquilidade do local são as atrações principais.

Mas fato é que em qualquer estação do ano São Lourenço é um ótimo local para passar alguns dias de descanso ao lado da família ou amigos.

O melhor de tudo é que no local existem atrações gratuitas que permitem que você viaje e se divirta sem gastar tanto. Nesse artigo você verá algumas sugestões de coisas grátis para fazer em São Lourenço.

Caminho do artesanato

Caminho do artesanato é uma bela e colorida casa onde são expostos e vendidos vários itens de artesanato.

Apesar de ficar escondida atrás do mercado municipal da cidade, as flores em volta da loja e o colorido de suas paredes chamam a atenção para o local.

O local se parece muito mais com uma casa, onde existe até mesmo um fogão a lenha que confere um ar acolhedor e agradável.

Lá você pode conhecer itens típicos do artesanato local, além de ter acesso a cursos, palestras e algumas exposições diferentes que ocorrem ali.

Feirart

Fruto do esforço de 54 associados a Feirart é um o espaço que reúne vários tipos de artesanato. Lá pode-se facilmente encontrar brinquedos de madeira, mandalas artesanais e alimentos naturais entre outros produtos.

A arte local também tem o seu espaço na Feirart. Quadros, pinturas e pequenos objetos de bambu, tais como abajures e cortinas, fazem parte do cardápio de produtos expostos ao público de sexta a domingo. Vale a visita.

O local, aberto ao público, abriga uma pequena praça por onde os boxes se alinham, além de comprar o presente ideal, vale o passeio ladeando o Parque das Águas, para conhecer os fazeres e os artistas de São Lourenço que lá expõem. Em tempos normais a Feirart é um ponto de visitação obrigatório para turistas e visitantes.

Basílica Menor de São Lourenço Mártir

Assim como acontece em outras cidades mineiras, a religiosidade está presente em diversos locais em São Lourenço.

Na Basílica Menor de São Lourenço Mártir você pode apreciar traços Barrrocos e Neoclássicos, que marcam a transição entre os dois.

Seu projeto neocolonial que conta com três naves foi possibilitado graças à ajuda de toda a comunidade.

Até mesmo os mais carentes colaboravam com a compra de materiais mais simples como tijolos. Por outro lado os mais ricos compravam itens majestosos como vitrais.

A grandeza da igreja é oriunda da Europa, o que pode ser notado observando-se o altar principal feito em mármore, que contrasta com doze belos vitrais e com as pinturas encontradas ali.

Após conhecer o belíssimo interior da igreja você pode aproveitar a lojinha que se encontra no pátio, em que é possível adquirir artigos religiosos, além de alguns alimentos como churros e chocolate.

Capela Nhá Chica

A capela Nhá Chica feita pelo artista Marco Aurélio mostra traços da cultura religiosa e esotérica presente na cidade.

De acordo com o artista, nos anos de 1970 ele vendia quadros no Rio de Janeiro, mas as vendas estavam cada vez mais difíceis.

Sendo assim ele pediu para que Nhá Chica o abençoasse para que ele pudesse seguir com a sua carreira.

Depois de seu pedido ele conseguiu permanecer com a sua carreira e em agradecimento comprou um terreno e construiu a capela. Além da bela história, o próprio local é muito bonito e emocionante.

Calçadão e centro

Devido ao grande número de visitantes que vão até São Lourenço, a cidade tem uma vida noturna bastante agitada.

Um local muito frequentado é o centro da cidade, onde as pessoas costumam se encontrar e passear, sobretudo no calçadão.

No local há também lojas de artesanato, bares e restaurantes que fazem dessa região ainda mais interessante e visitada.

Essa região da cidade é a mais movimentada tanto de dia quanto de noite e uma voltinha a pé pelas suas ruas é por si um programa muito agradável e relaxante.

Aldeia Vila Verde Artesanatos: coisas grátis para fazer em São Lourenço

São Lourenço é uma cidade conhecida pelo comércio de artesanatos e malhas e, o centro de compras é um dos lugares mais visitados.

Mesmo que você não queira comprar nada, a visita já é interessante só pela variedade de produtos existentes ali, que inclui produtos naturais, malhas e artesanatos de diferentes tipos.

O local é um belo complexo de lojinhas que mais se parecem com chalés, que atraem visitantes e moradores pela sua beleza, localização e atendimento de qualidade.

Doces Mineiros é uma das coisas grátis para fazer em São Lourenço

O estado de Minas Gerais é muito famoso pela sua tradição em doces e, pode ser muito divertido e interessante conhecer a diversidade de tipos e sabores fabricados na região.

Na cidade existem lojas especializadas como as famosas Doces São Lourenço, Doces Dutacho e Doces Vovó, por exemplo.

Montanha Sagrada

A Montanha Sagrada é um marco de São Lourenço, que pode ser vista de todos os pontos da cidade. Seu acesso é feito pela Fazenda Santa Helena, muito tradicional da região.

Por alguns ela é mais conhecida como montanha da Torre visto que ali existem várias antenas de emissoras de rádio e televisão.

Mas o belo local é muito conhecido também por ser cenário do campeonato de voo livre e paraglider que ocorre em agosto.

Além disso muitos moradores e visitantes vão até lá em busca da maravilhosa vista panorâmica da região e do por do sol.

Atualmente o local é considerado uma parada obrigatória para os turistas que buscam belas vistas e contato com a natureza. Vale lembrar que o local é uma propriedade privada e não tem entrada pública.

Conclusão sobre coisas grátis para fazer em São Lourenço

São Lourenço é uma bela cidade de Minas, que tem clima agradável e atrai turistas de todo o Brasil e até do mundo durante o ano todo.

Mas se você pensa em ir até o local, não precisa gastar muito para conhecer pontos turísticos pois há muitas coisas grátis para fazer em São Lourenço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *